O mercado imobiliário é mais um dos setores que passaram por diversas alterações e adaptações durante o cenário de pandemia. Contudo, ao contrário de muitos outros, é importante lembrar que ainda assim, o mercado de imóveis se manteve relativamente estável e aquecido. As soluções para isso foram desde o trabalho remoto até a maior adoção de tecnologias, como visitas on-line, tour 360° e o uso de aplicativos de gestão imobiliária, tanto para as áreas administrativas, quanto financeiras. Como consequência, a perspectiva de crescimento é bem positiva devido à volta do aquecimento da economia.

Então, seja você investidor ou proprietário de uma imobiliária, acompanhe o post de hoje e saiba o que esperar do mercado imobiliário para 2021.

A pandemia e o mercado imobiliário

O ano de 2020 começou com grandes expectativas para o mercado imobiliário, principalmente devido ao crescimento do ramo em 2019. Inclusive, pesquisas mostraram que logo no primeiro trimestre de 2020 houve um aumento de vendas de 26,7% em comparação com o ano anterior. Contudo, com o avanço do coronavírus no país, as medidas de isolamento e incertezas em relação aos próximos meses fizeram com que o mercado perdesse seu fôlego. Mas, graças à tecnologia foi possível retomar o fluxo de vendas e garantir ótimos resultados para o setor.

O que esperar do mercado imobiliário para 2021?

As expectativas para o ano são altas por dois motivos: a diminuição da taxa Selic e o lançamento do novo programa do governo federal, chamado de Casa Verde e Amarela.

Em relação à Selic, a taxa é a menor da história do país e ela foi reduzida justamente para tentar diminuir a recessão no mercado imobiliário. Por mais que não seja possível afirmar que ela irá permanecer dessa forma em todo o ano de 2021, a expectativa é que ela não tenha uma grande alta. Então, esse fato mostra que esse é um dos melhores momentos para vender imóveis.

Perfil dos consumidores

Além de mudanças estruturais, outra questão que mudou para o ano de 2021 é o perfil dos consumidores. Isso porque, ao passarem mais tempo dentro de casa, as pessoas começaram a valorizar mais a estrutura que um condomínio e a planta do imóvel podem oferecer. Isso quer dizer que, a busca por condomínios completos irá aumentar, assim como o desejo por prédios mais próximos a áreas verdes e mais distantes de grandes centros, devido à poluição sonora, trânsito, etc. Essa mudança será notada principalmente em famílias com maior poder aquisitivo, que priorizam mais o conforto em seus lares.

CRM

Por mais que as ferramentas de CRM já fossem tendência, para o ano de 2021 elas serão grandes aliadas para aumentar as vendas e assim solidificar processos comerciais da equipe. Isso porque, elas permitem maior controle sobre o relacionamento com o cliente, além de aumentar a produtividade de vendas, analisar forças e fraquezas, entre outros.

Visita virtual 360°

Essa ferramenta foi de extrema importância em 2020 e vai continuar sendo uma agente importante no ano de 2021. Afinal, por permitir que a pessoa visite o imóvel virtualmente com uma visão completa do local, ela promove maior segurança para que o consumidor feche o negócio sem precisar visitar o local. Então, além de otimizar o tempo do corretor, o cliente pode “visitar” o imóvel a qualquer hora do dia, economizando tempo dinheiro.

Lançamentos e vendas on-line

Com a ausência de estandes físicos em 2020, os consumidores puderam participar de lançamentos em feirões por meios online, sendo possível dar sequência aos planos de adquirir um imóvel.

Por mais que em 2021 haja a flexibilização das medidas, os lançamentos virtuais irão continuar em simultâneo com os físicos, conseguindo atender tanto aqueles que preferem contato pessoal, quando os que não podem ou não querem comparecer presencialmente.

Marketing Digital e SEO

Por fim, mas não menos importante, outras ferramentas que vão alavancar ainda mais o setor são as de marketing imobiliário e SEO para imobiliária. Pelo fato de as medidas de isolamento continuarem, as práticas de busca e conquista de clientes pela internet ganham ainda mais projeção.

O inbound marketing é uma das grandes apostas, que investem em estratégias cada vez mais elaboradas no universo online. Desde anúncios pagos, conteúdos em motores de buscas, até sites mais ágeis e webinários. Afinal, as ferramentas de SEO e segmentação permitem otimizar os recursos financeiros, realizando uma propaganda melhor direcionada e consequentemente mais econômica quando comparada às mídias tradicionais.

É fato que o ano de 2020 mostrou a importância de estar preparado para mudanças repentinas e para o ano de 2021 isso não é diferente. Por mais que existam diversas novas tendências para imobiliárias e corretores de imóveis, é importante estar sempre atualizado, principalmente quando falamos de tecnologia, visto que estão em constante evolução. Portanto, para ser um bom profissional nesse ramo, lembre-se de manter o aprendizado contínuo, assim como a busca pela melhoria dos processos.

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