Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é comum realizar algumas alterações, a fim de personalizá-lo de acordo com suas necessidades e preferências pessoais. 

No entanto, é fundamental ter um bom planejamento, pois quando falamos em reformas em apartamentos, nem tudo é tão simples como parece, sendo necessário, principalmente, ter bons profissionais ao seu lado. 

Existem diversos detalhes que precisam ser considerados nesse momento tão importante, mas se você não sabe por onde começar, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e veja 7 coisas que precisa saber antes de iniciar sua reforma no apartamento. 

1. Tenha um bom planejamento

A primeira coisa que você precisa saber antes de iniciar sua reforma em apartamento é que o planejamento é primordial. Isso abrange desde a análise de sua saúde financeira, para entender quanto poderá investir, até a organização dos dias em que vai precisar ficar fora do imóvel. 

Obviamente, como vamos falar mais a frente, imprevistos acontecem, mas se você tiver um bom planejamento, terá maior facilidade para lidar com eles. Lembre-se ainda de elaborar um orçamento e cronograma que considerem possíveis problemas. 

2. Bons profissionais são a chave para uma obra de sucesso

De nada adianta ter um bom planejamento se não tiver profissionais de qualidade ao seu lado para elaborar e executar a reforma. Nesse sentido, não abra mão de um bom arquiteto e engenheiro para realizar as orientações necessárias. 

Afinal, é importante considerar a estrutura do prédio, pois caso contrário pode trazer riscos não apenas para você e sua família, como para todos os moradores do edifício. O arquiteto será o responsável por elaborar todo o projeto e acompanhar a obra, além de poder indicar profissionais de qualidade para executar a reforma. 

3. Converse com o condomínio e entenda sobre as regras

Outro ponto importante é que o condomínio precisa saber que você deseja reformar o apartamento, independente se for uma obra grande ou pequena. Apresente o projeto para que ele seja autorizado pelo síndico e entenda as regras que envolvem a reforma. 

Ele poderá orientar em relação ao regulamento, especificando os horários em que é permitido realizar a obra, circulação de funcionários, além de outros detalhes que influenciam na convivência com os demais moradores. É importante atender todas as normas, pois assim você garante uma boa convivência com todos. 

4. Crie o projeto

Junto com o arquiteto e demais profissionais, como designer de interiores e engenheiro, o projeto precisa ser elaborado pensando em todas as possibilidades e na melhor forma de executar cada tarefa. 

Aqui, eles irão realizar todas as medições necessárias, a fim de evitar qualquer inconveniente no futuro, além de entender quais são suas necessidades, demandas e preferências pessoais. Com isso, você terá um projeto totalmente personalizado para suas necessidades e dia a dia, garantindo sofisticação e conforto em todos os ambientes. 

5. Tenha um cronograma

Também em conjunto com o arquiteto e outros profissionais, é importante elaborar um cronograma para a reforma, pois isso garante organização e o cumprimento de prazos, evitando qualquer atraso por falta de planejamento. 

Além disso, é importante seguir as etapas da maneira correta, começando pela demolição, partindo para a construção das paredes e depois organizando a infraestrutura elétrica e hidráulica. 

Em seguida, o revestimento e forro de paredes e teto precisam ser instalados, para então receber o piso. Com isso, as pedras devem ser instaladas, seguidas da marcenaria e, por fim, a pintura, rodapés, luminárias e retoques. 

6. Imprevistos vão acontecer

Se existe uma certeza quando falamos em obra é que imprevistos acontecem. Contudo, é importante manter a calma e procurar a melhor forma de solucionar o problema junto com os profissionais contratados. Não é possível prever o que vai acontecer, pois um funcionário pode passar mal, uma matéria-prima estar em falta, haver uma viga em um lugar inesperado, etc. Contudo, independente do problema, é fundamental saber como resolver e, justamente por isso, você deve ter bons profissionais ao seu lado. 

7. Considere a beleza, mas não se esqueça do conforto

Por fim, mas não menos importante, obviamente a beleza e sofisticação dos ambientes importa. Contudo, isso não pode ser o único fator de relevância ao reformar os ambientes, devendo também pensar na funcionalidade, praticidade e conforto dos moradores. 

Sendo assim, quando for elaborar o projeto com o arquiteto, explique como é sua rotina, necessidades e demandas, além de deixar claro o que gosta em uma decoração e o que não faz sentido para você.  

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que sua experiência de reforma será outra. Afinal, muitas pessoas começam a obra sem nem mesmo entender sobre as regras ou ter um planejamento. 

Isso acarreta desperdício de tempo, material e dinheiro. Além disso, tenha em mente que os profissionais certos trarão agilidade e economia para sua obra, sendo necessário também ter paciência e saber que problemas acontecem. 

CR ImóveisImobiliária na Praia Brava.

ConfiraApartamentos na Praia Brava.

Comments

comments